Cientistas desenvolvem esmalte dentário artificial

Cientistas desenvolvem esmalte dentário artificial

34297283918105810

 

O esmalte dentário — a camada externa e super-resistente que recobre os dentes —, além de ser o responsável pela aparência do nosso sorriso, garante proteção e durabilidade aos nossos dentes. Entretanto, essa cobertura pode sofrer desgastes e ser afetada por cáries, o que pode desencadear processos dolorosos e problemas com sensibilidade.

Contudo, de acordo com o site Medical Daily, cientistas japoneses conseguiram desenvolver uma espécie de placa protetora que poderá ser empregada como uma barreira de proteção para o esmalte, evitando que ele seja afetado por cáries e que sofra com o desgaste provocado por alimentos ácidos, açúcares e, até mesmo, pelo bruxismo.

34297283918105848

 

Os pesquisadores conseguiram encontrar uma forma de tornar flexível um biomaterial extremamente resistente conhecido como hidroxiapatita — naturalmente encontrado no esmalte dentário e geralmente empregado para reparar ossos e dentes —, criando um molde superfino e praticamente invisível para ser usado sobre os dentes.

Embora a cobertura protetora ainda se encontre em testes, é muito provável que ela seja lançada dentro de 3 ou 5 anos. Além disso, até o momento, os pesquisadores estão trabalhando com a versão transparente da placa, mas nada impede que ela seja disponibilizada em vários tons mais branquinhos, dispensando os tratamentos de branqueamento dentário.

 

Fonte: TecMundo

5
Gosto
Guardar
Desenvolvido por MercadoAlvo.com