Marketing em Medicina Dentária

Marketing em Medicina Dentária

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Definição

A palavra Marketing tem como significado: ação de comprar, vender ou comercializar. É o processo de planejar e implementar uma estratégia para a promoção, venda e distribuição de bens e serviços. É o conjunto de ações que leva as pessoas a perceberem a empresa, produto ou serviço e colocá-la na mente de uma forma indelével e permanente.

Função

Estabelecer os parâmetros que gostaríamos de imprimir à empresa, produto ou serviço. Estabelecer, manter e melhorar as relações entre dentistas e pacientes, de forma que os objetivos de ambos sejam alcançados. Estreitar a relação paciente/profissional criando lealdade do paciente, que, além de ser fiel, ainda será um grande divulgador do seu trabalho.

Marketing Interno e Externo

Interno: marketing realizado junto aos pacientes. A principal fonte de indicação de novos pacientes é através de familiares e amigos dos já existentes.

Externo: dirigir todos os esforços para atrair novos pacientes.

Estratégias de Marketing Interno

Telefone: ainda é um dos melhores instrumentos de Marketing, pois é o primeiro contato que o paciente tem com o consultório dentário, projetando a primeira imagem, que pode ser positiva ou negativa.

Ambiente: sentar na cadeira causa desconforto para muitos pacientes. Criar um ambiente agradável no consultório é fundamental para que a experiência seja menos traumática possível. Ambientes agradáveis substituíram os antigos consultórios com paredes brancas recheadas com diplomas de cursos. Ambiente condicionado; wc; serviço de café, chá, água…; ter revistas atuais (e não de dois anos atrás).

Cartões de Visita: nome do profissional, número da Ordem dos Médicos Dentistas (CRO no Brasil) ,endereço, telefone e especialidade, se for o caso.

Mala Direta: deve informar sobre os progressos técnico-científicos, congressos, cursos, com linguagem fácil e não com linguagem técnica. Falar sempre em benefícios e não em técnicas.

Retorno dos seis meses: mandar uma carta, alertando ter chegado a época do retorno para uma revisão.

Agradecimento: deve-se agradecer pela indicação; melhor do que o paciente que veio indicado, é aquele que o indicou.

Carta Término de Tratamento: o término do tratamento é um momento de satisfação para o paciente.

Equipa de apoio: deve-se mantê-los treinados e qualificados. A responsabilidade de um bom relacionamento com os pacientes estende-se a toda a equipe de trabalho. Cada um tem como dever aplicar o melhor de seus conhecimentos e habilidades na realização dos serviços o que levará a uma total satisfação do cliente. O comportamento e postura dos funcionários são sempre interpretados como o retrato do profissional.

Estratégias de Marketing Externo

Anúncios: em jornais, revista e redes sociais (facebook).

Carta a Pacientes: sobre a especialidade em que foi habilitado.

Carta a Colegas: quando se pretende receber indicação de colegas para realização de uma especialidade.

Entrevistas: escrever artigos em jornais e revistas da cidade, instrutivos de medicina dentária preventiva.

Palestras: palestras educativas sobre Medicina Dentária Preventiva e Estética realizadas em entidades, escolas e clubes da cidade.

Mandar e-mails: com propostas básicas e tipos diferenciados de atendimento.

Marketing Ético

A ética é um fator primordial na construção de qualquer relacionamento. O marketing, utilizado como ferramenta para mudar o comportamento do consumidor, precisa obedecer a determinados limites éticos:

1- As comunicações de marketing e publicidade não devem ser enganosas. O negócio é bom quando os dois são beneficiados.
2- Não prejudicar ninguém.
3- Não se aproveitar da ignorância, falta de conhecimento, fraqueza ou boa vontade do consumidor.
4- Não impor produtos e serviços de forma enganosa ou por meio de processos empresariais não éticos.

O paciente tem que perceber que sempre o profissional estará zelando pelo seu bem-estar. O paciente deve receber atendimento com atenção e respeito. Sentir que a sua presença é importante e única. Muitos pacientes inconscientemente tornam-se fiéis aos seus dentistas exatamente pelo bom atendimento,independentemente da titulação desses profissionais ou pelo atendimento por uma secretária eficiente, ou ainda, por praticarem um preço justo de tratamento ou não.

“Cliente satisfeito comenta para mais 5 outros. O insatisfeito conta para mais 20”

Texto adaptado. Autoria: CEFTS

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